Aos Senadores da União
Ritos de Posse Brasze26


Rito de posse presidencial

1º - O Presidente eleito é conduzido por um carro oficial até a catedral de Córdoba, onde é realizado uma missa especial. (Opcional, podendo o presidente eleito se assim desejar realizar outra atividade religiosa  ou optando por nenhuma cerimônia religiosa).

2º - O Presidente eleito é conduzido em carro oficial até o Palácio dos Guaranis, onde será recebido pelo Presidente incumbente e partirão em desfile para o Senado da União, escoltados pelas forças armadas.

3º - Ao chegar no Senado da União, ambos são recebidos pelo Presidente do Senado e se dirigem ao plenário.

4º - Diante da presença de todos os convidados do Senado, o Presidente eleito faz o juramento:

"Eu (Nome completo), juro solenemente que apoiarei, manterei e defenderei a constituição, carregando-a verdadeiramente e sendo leal a mesma,  desempenharei fielmente os deveres do ofício de Presidente da República, promovendo o bem geral do povo dessa nação e garantindo a independência da União dos Estados da Platina"

6º - O Hino nacional é executado, juntamente com o hasteamento da bandeira nacional e de todos os estados que formam a União dos Estados da Platina.

7º - O Ex-Presidente passa a faixa presidencial ao novo presidente.

8º - O recém-empossado Presidente faz seu discurso inaugural a nação.

9º - O Presidente acompanha o ex-presidente até o heliponto, onde um helicóptero oficial levará o ex-presidente para o Aeroporto.

10º - O Presidente já com a faixa presidencial é saudado por uma salva de tiros representando cada estado da nação, em seguida realiza um desfile em carro aberto até o Palácio dos Guaranis.


Rito de posse do Vice-Presidente

1º - O Vice-Presidente deve tomar posse antes do Presidente da República, para que quando for realizada a posse do Presidente, o legislativo já tenha um Presidente do Senado.

2º - O Vice-Presidente eleito é recebido no Senado da União pelos Presidente Interino do Senado (que deve ser escolhido pelos Senadores).

3º - Diante da presença de todos os convidados do Senado, o Vice-Presidente eleito faz o juramento:

"Eu (Nome completo), juro solenemente que apoiarei, manterei e defenderei a constituição, carregando-a verdadeiramente e sendo leal a mesma,  desempenharei fielmente os deveres do ofício de Vice-Presidente da República, promovendo o bem geral do povo dessa nação e garantindo a independência da União dos Estados da Platina"

4º - O Hino nacional é executado, juntamente com o hasteamento da bandeira nacional e de todos os estados que formam a União dos Estados da Platina.

5º - O novo vice-presidente faz seu discurso inaugural.


Rito de posse do Primeiro-Ministro

1º -O novo primeiro-ministro é recebido no Senado da União pelos Presidente da República.

2º - Diante da presença de todos os convidados do Senado, o novo primeiro-ministro faz o juramento:

"Eu (Nome completo), juro solenemente que apoiarei, manterei e defenderei a constituição, carregando-a verdadeiramente e sendo leal a mesma,  desempenharei fielmente os deveres do ofício de Primeiro-Ministro, promovendo o bem geral do povo dessa nação e garantindo a independência da União dos Estados da Platina"

3º - O Hino nacional é executado, juntamente com o hasteamento da bandeira nacional e de todos os estados que formam a União dos Estados da Platina.

4º - O novo primeiro-ministro faz seu discurso inaugural.


Rito de Posse dos Senadores

1º - Os Senadores eleitos são recebidos pelo Presidente do Senado.

2º - O Presidente do Senado escolhe um Senador para ler o seguinte juramento:

"Prometo que apoiarei, manterei e defenderei a constituição, carregando-a verdadeiramente e sendo leal a mesma,  desempenharei fielmente os deveres do ofício de Senador, promovendo o bem geral do povo dessa nação e garantindo a independência da União dos Estados da Platina"

3º - Um a um os Senadores eleitos serão chamados pelo Presidente do Senado e deverão responder:

"Assim o prometo"

4º -  O Hino nacional é executado, juntamente com o hasteamento da bandeira nacional e de todos os estados que formam a União dos Estados da Platina.

Santiago Martínez de Aragão
Presidente do Senado