Declaração Conjunta de Rincão de Artigas

Declaração Conjunta de Rincão de Artigas Latest?cb=20190128235236&path-prefix=pt-br

Declaração Conjunta do Secretário Federal das Relações Exteriores da União dos Estados da Platina, do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de Portugal e Algarves e do Ministro das Relações Exteriores do Sacro Reino de Piratiní

Os Chanceleres outrora mencionados, cordialmente reunidos representando seus respectivos governos;

Emitem a seguinte Declaração Conjunta:

Art. 1° A União dos Estados da Platina e o Reino Unido de Portugal e Algarves reafirmam seu reconhecimento à plena soberania piratinense sobre os territórios do Rio Grande do Sul e de Rincão das Artigas, reconhecidos por ambas as nações em Tratados anteriores.

Art. 2° Uma das cláusulas do Tratado de Montevidéu mencionava o Rio Grande do Sul como parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, algo que passou despercebido na redação final do Tratado, não passando de um erro formal.

Art. 3° Assim que foram notificados pelas autoridades piratinenses, como gesto de boa vontade e de respeito às normas diplomáticas internacionais, a União dos Estados da Platina e o Reino Unido de Portugal e Algarves resolveram por corrigir a cláusula em questão e a reafirmar seu respeito à soberania piratinense.

Art. 4° Em gesto de cordialidade, os Chanceleres se comprometem a publicar a seguinte Declaração Conjunta por meio de suas Chancelarias imediatamente após assinada.

Redigida e Assinada em Rincão das Artigas, 30° dia do mês de abril de 2019

Miguel Domingues Escobar
Secretário Federal das Relações Exteriores da União dos Estados da Platina
Declaração Conjunta de Rincão de Artigas Latest?cb=20190127153906&path-prefix=pt-br
Marcelo de Bragança e Feitos
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de Portugal e Algarves
Elvis Al-Feres
Ministro das Relações Exteriores do Sacro Reino de Piratiní